O Projeto “Condições de trabalho e saúde de Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Minas Gerais”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), com o apoio da Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou uma das etapas em 2018 e apresenta o Relatório Técnico “Condições de trabalho e saúde de Agentes Comunitários de Saúde do município de Montes Claros – MG”.
O relatório apresenta dados relativos à 675 ACS atuantes na época da coleta de dados e está organizado em cinco blocos: Perfil sociodemográfico e econômico; Características laborais; Hábitos de vida; Condições de saúde, Condições de trabalho.
Os resultados desta pesquisa podem colaborar para a análise, planejamento e tomada de decisão sobre estratégias para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida destes profissionais. A melhoria destas condições poderá refletir na qualidade dos serviços prestados por estes à comunidade, o que também está relacionado ao processo fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), no qual o ACS tem uma participação fundamental.